quarta-feira, 2 de setembro de 2009

NEOCLASSICISMO










O que é o Neoclassicismo?
Tendência estética das últimas décadas século XVIII e que permaneceu até o início do século XIX, surgiu como uma reação ao Barroco e ao Rococó. O Neoclassicismo ou Academicismo retomou os princípios da Antiguidade greco-romana que deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano (cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.).
As formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria, nitidez e influenciados pelas idéias iluministas revelando que a beleza não se encontra na natureza, mas no espírito humano; fruto da técnica e do estudo, mais que da inspiração; e que só pode ser atingida pela razão e não pelo sentimento.
Estas concepções artísticas tornaram-se básicas para o ensino das artes acadêmicas mantidas pelos governos europeus, onde dita que uma obra de arte seria perfeitamente bela na medida que imitasse os artistas gregos e os renascentistas italianos num aprendizado cuidadoso das técnicas e convenções da arte clássica, expressando as virtudes cívicas, o dever, a honestidade e a austeridade.
http://www.she.art.br/index.php?option=com_content&task=view&id=32&Itemid=62



João Victor A. Sautchuk21



Principais pintores










  • Jacques Louis David












"A intervenção das Sabinas",obra feita por Jacques-Louis David em 1799

O maior representante da pintura é sem dúvida, Jaques Lous David (1748-1825). Ele nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa: mais tarde, tornou-se pintor oficial do Império de Napoleão.
Já no século XIX, Jean auguste Dominique Ingres (1780-1867) conservava uma acentuada influência neoclássica. Sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens. Por outro lado, Ingres revela um inegável apuro técnico na pintura do nu. Sua célebre tela Banhista de Valpinçon, fica evidente o domínio dos tons claros e translúcidos para a representação da pele e o domínio do desenho.


    João Victor A.Sautchuk 21


  • Jacques Germain Soufflot




Jacques-Germain Soufflot (22 de Julho de 1713 - Paris, 29 de Agosto de 1780) foi um arquiteto francês, iniciador do estilo arquitectónico do Neoclassicismo. O seu trabalho mais conhecido é, sem dúvida, o Panthéon (Panteão) de Paris, construído a partir de 1755, inicialmente uma igreja dedicada a Santa Genoveva.


Soufflot nasceu em Irancy, perto de Auxerre, na França. Com 18 anos, entrou para a Academia Francesa de Roma, onde os jovens estudantes da década de 1750 se tornariam na primeira geração de criativos pleanamente neoclássicos. Ficará na Itália de 1731 a 1738. Quando voltou a França, trabalhou em Lyon, onde projectou o Hôtel-Dieu, com uma fachada de linhas castas, frente ao rio, interrompidas por uma cúpula de grandes dimensões, de base quadrada, que marca o local onde se situava uma capela, inserida no projecto, para a qual convergem as outras salas do edifício. O interior da cúpula é revestido de caixotões que, ao diminuirem de tamanho, provocam ilusões de perspectiva. A Bolsa de Lyon, ou a "Loge des Changes" é outro dos seus projectos desta época. Neste caso teve de reformular um mercado do século XVI, de forma a criar um espaço de reunião numa galeria em arcada ("loggia"). Esta nova loggia de Soufflot inovava pela severidade dos arcos limitados de forma firme e despojada pela austeridade de colunas dóricas, e sublinhada por enfáticas linhas horizontais. Em Lyon, Souflot foi, ainda, integrado da Academia local.
Soufflot voltou, entretanto a Itália, para uma viagem (de 1749 a 1750) que teve resultados mais marcantes. . Em 1755, Marigny, enquanto Director Geral dos Edifícios Reais, delega em Soufflot o controlo arquitectónico dos edidícios reais em Paris, como a Tesouraria de Notre-Dame, a Escola de Direito (1771-1783). e a Fonte da Cruz do Trahoir. No mesmo ano é admitido na Academia Real de Arquitectura.
O Panteão de Paris (para o qual foi escolhido como arquitecto, em detrimento de Jacques Ange Gabriel, o que o tornava "primeiro-arquitecto" do Rei) é a sua obra mais famosa, ainda que o Hotel Marigny, construído para o seu jovem patrono, de 1768 a 1771, seja considerado mais representativo do gosto pessoal deste arquitecto.
Foi sepultado no Panthéon.





João Victor A. Sautchuk 21




Karl Gotthard Langhans














Karl Gotthard Langhans na arqutetura neoclássica alemã, destaca-se Karl Gotthard Langhans e seu Portão Brandemburgo, um tipo de arco do triunfo em Berlim. No estilo neoclássico no projeto de Karl Gotthard Langhans, o Brandemburgo possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a estátua da Deusa da paz em uma biga puxada por quatro cavalos. Originalmente, a estátua estava com sua frente voltada para a parte oeste de Berlim, mas fizeram a inversão ficando sua face voltada para leste. Poucas são as pessoas que sabem, mas na realidade as portas de Brandenburgo foram construídas sobre outras portas.





João Victor A.Sautchuk



Fontes :

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

http://www.coladaweb.com/artes/neoclassicismo

Um comentário: